sábado, 29 de dezembro de 2018

Black Mirror Biológico


Imagem relacionada



Bem vindos a Black Mirror Biológica, a seguir vocês responderão a assuntos tratados no blog. Tentem não errar. Basta clicar e as respostas certas os encaminharão as páginas corretas e as erradas, para outra dimensão. Não esqueçam de seguir o blog. Valendo!




A qual reino pertence estas criaturas?



.
.
.
.
.

Coffea arabica, representada na imagem abaixo, sofreu um tipo de modificação. Qual?


.
.
.
.
.

Qual reino pertence a Ameba?


Monera    Animal    Protista
.
.
.
.
.

O tigreão é originado de qual cruzamento?



.
.
.
.
.

E o ligre, de qual?


.
.
.
.
.

Qual a probabilidade de nascer 9 indivíduos amarelos e lisos?


32%       45%       56%
.
.
.
.
.

Qual dessas síndromes não está relacionada a cromossomos?


.
.
.
.
.

Em quais estágios vai da formação de microcolônias de bactérias e desenvolvimento 
do biofilme maduro?


.
.
.
.
.

Quais destas células correspondem a imunidade inata?




.
.
.
.
.

Qual organela responsável pela produção de energia e respiração celular?
Organelas Celulares

.
.
.
.
.

Onde o DNA realiza a produção de proteínas?

Resultado de imagem para fitas de dna

Núcleo             Ribossomo              R E Liso

.
.
.
.
.

O que acontece ao introduzir uma vacina de mRNA?

An external file that holds a picture, illustration, etc.
Object name is nihms955599f3.jpg

.
.
.
.
.

O mercado de trabalho para biólogos, digamos 
um pouco desconhecido para a maioria das pessoas, é extenso em várias áreas. Assinale a 
que mais se enquadra no perfil de Biólogo?
.
.
.
.
.

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) auxilia 
principalmente em quais etapas profissionais?

Resultado de imagem para iniciação cientifica mestrado doutorado e pos doutorado

.
.
.
.
.

Afinal, o que é biologia?









Goodbye and a Happy New Year! Cheers, sucess and happiness a lot!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

>>>>>Quebrando o script: Biologia no Mercado de Trabalho


Momentos difíceis, onde você tenta conversar e explicar para alguém sobre ciências biológicas. É meu amigo(a), o desconhecimento das preferências é muito grande. Seria a falta de oportunidades na área? Vamos desenovelar isto!

A maioria dos brasileiros se questionam pela falta de um estágio, um emprego ou até mesmo uma pós-graduação. O que acontece na realidade é que são poucas chamadas ou vagas ofertadas. Lugares para desenvolver é o que mais tem, tanto no Brasil quanto fora daqui. Agora passar numa prova ou numa entrevista e se manter lá dentro são outros quinhentos. 
Existe toda uma hierarquia por trás e uma demanda que a cada dia se torna mais exigente e concorrente. É uma disputa para ver quem tem mais prestígio, credibilidade ou avanço. Mesmo no século 21 o ser humano ainda continua ganancioso e pretencioso. Não desanime meu caro, mas a realidade infelizmente é essa. Mas não substime seu amor pelo o que você faz.

Primeiro vamos conhecer um pouco as áreas e comentar um pouco sobre cada uma.

No campo da saúde o biólogo pode atuar como auxiliar de hospitais, clínicas, laboratórios e postos de saúde, realizando relatórios, interpretando e produzindo artigos científicos, seguindo protocolos para realizações de atividades laboratoriais, produzindo novos procedimentos (não é a toa que você ver na televisão ou notícias de novas descobertas científicas), realizando entregas de material, e por aí vai!

No campo ambiental o biólogo desenvolve atividades de campo, desde coletas a catálogo de espécies. Seja como zoólogo, botânico, biólogo marinho e suas especialidades. Fotografia também se aplica nesse ramo, captura de animais silvestres, ecologia e sustentabilidade também são se integram. A agroecologia então, é outra área que se destaca.

Fora esses dois modelos ainda tem a questão da divulgação científica, que envolve toda uma publicidade e comunicação sobre os assuntos e interesses da área. Produção de textos acadêmicos e artigos científicos também fazem parte e contam muito para o currículo também.

Não podemos deixar de mencionar a área da licenciatura, onde se pode atuar como professor e educador, com acréscimos de matérias pedagógicas. Embora a maioria das pessoas acham que biólogo só serve para ser professor (meme do filme Bird Box nelas por favor).

Sem contar o auxílio de departamentos, como a Fapesp, Capes e o Cnpq, que são responsáveis por atribuir a pesquisa científica. Abaixo segue alguns anexos do piso salarial:

Fonte: capes.com.br

Fonte:fapesp.br/3162

Fonte: capes.com.br

Fonte: capes.com.br

Sem contar os subisidios agregados ao CNPQ (Pibic e Pibiti por exemplo) que são responsáveis pela implementação de bolsas. Isso tudo estamos falando do Brasil, quem pensa em ir para o exterior também tem inúmeras opções e pagam bem. Vale ressaltar a crise que estamos no governo e a pesquisa vem sendo afetada com isso, outro problema que está causando desemprego. Por outro lado, no exterior, as oportunidades de biólogo no Canadá se destacam no campo da pesquisa. Nova Zelândia tem ótimas oportunidades para Biotecnologia, outro ramo que também é ótimo para os biólogos. Inglaterra e Estados Unidos também, depois pesquisem o caso do zoólogo Rodrigo Rios, que ao vir para o Brasil conseguiu emprego como garçom e tentou ser modelo. Contudo ir ao exterior tem seus prós e contras e requer um bom planejamento. Passar em uma universidade para lá já é um adianto. Vira e mexe abre prova. O inglês e os conhecimentos em informática são um diferencial.


Especializações e ramificações é o que não falta na Biologia, inclusive há muita inovação, porém, a grande barreira que se encontra é a questão do desemprego. Muitos se formam, porém desistem no meio do caminho, seja por uma entrevista, uma frustração ou algo maior. Quando você gosta do que você faz ninguém tira isso de você. Não é pressão atribuida ao seu cargo, não é a insatisfação da sua chefia, não é o currículo mal interpretado enquanto você tem talento para desenvolver o que você tanto ama, não é a falta de experiência que faz de você um diminutivo num campo extenso de profissionais corriqueiros, ou seja, não é nada que vai definir as suas qualidades e atributos. Acredite: você pode alcançar novos patamares, afinal, você é ou quer ser um biólogo e é isso que importa.

Espero que neste ano de 2019 venham surgir mais oportunidades e menos cobranças desnecessárias. Afinal, se eles querem tanto avanço, comecem a dar chances, parem de olhar para o próprio umbigo e se preocupar somente com a reputação da empresa. Não é somente currículo e entrevista que formam un profissional, e sim a instrução, se vossa senhoria quer que o perfil seja adequado a sua empresa, ensine a dar os primeiros passos.

"O chefe só manda o funcionário executar as tarefas; o líder serve de inspiração, exemplo e referência para seus funcionários."

Você que está procurando emprego, não fique esperançoso, uma hora vão te chamar e você será um profissional com metas, planejamento e como biólogo é pau para toda obra você vai desenvolver vai ter mil e uma opções de projetos e desenvolvimentos. Busque leitura, direcione seu foco e vá firme!

Fonte: educamaisbrasil.com.br


Que 2019 seja um ano de muita resiliência, sabedoria e sucesso para todos e que todas as frustrações de 2018 se tornem lições e pontapés para uma jornada incrível que está por vir!







Microbiogia e Imunologia: Importância do Biofilme e do Papel Imunológico

Assíduos leitores,

Não deixem de seguir a página no canto superior direito e confira os conteúdos da Amazon também (caso queira pedir algum deixa nos comentários).

Vamos embarcar no ramo da Microbiologia e da imunologia. Em sequência aos nossos posts anteriores chegamos a biologia celulae e molecular, compreendendo esse contexto vamos a micro e imuno.


Microbiologia

É o ramo que estuda a vida microscópica. Quem estuda deve se perguntar porque só falam de bactérias muitas vezes. Lógico que o foco são as bactérias, porém a Microbiologia é bem mais extensa que isto, pois engloba vírus, helmintos, fungos microscópicos e parasitas também, permitindo que outros Reinos da Natureza façam parte deste estudo. Embora cada um tem sua ciência específica, assim como a virologia, a zoologia, a parasitologia e a botânica, a microbiologia desenvolve seu papel no modelo bacteriano e iremos abordar

Bactérias: seres unicelulares e procariontes (reino monera) e podem ser classificadas quanto ao seu número de flagelos ou tamanho.

Estrutura Bacteriana
Fonte: infoescola

Tipos bacterianos
Fonte: mundovestibular

Exemplos de bactérias
Fonte: dreamstime.com

Além destas características, as bactérias são classificadas em gram-positivas e gram-negativas. Para isto, uma técnica muito conhecida é aplicada, a de coloração de gram (divulgarei um link no final).

Outra propriedade interessante das bactérias é o Biofilme, onde estas se rearranjam no organismos e formam colônias, ou seja, no seu organismo contém comunidades de bactérias vivendo agora, mas não se apavore, nem todas são maléficas e algumas são essenciais para o nosso organismo. 

O biofilme não está presente somente nos dentes. Qualquer bactéria pode formar biofilme, inclusive dentro de nosso organismo. Uma das espécies capazes de tal ação é a Escherichia coli, que formam colônias no intestino e auxiliam na digestão. Outras são os lactobacilos (Lactobacillus sp.), que também auxiliam no processo digestório e auxiliam em combate a outras enfermidades do organismo.

Fonte: microbiologia.icb.usp.br

O desenvolvimento do biofilme consiste em 5 estágios: o primeiro consiste na adesão de bactérias de vida livre no organismo. O segundo consiste na troca do estágio reversível para irreversível. O terceiro e o quarto vai da formação de microcolonias ao desenvolvimento do biofilme maduro. O quinto é o desprendimento do biofilme para que ele possa migrar e colonizar outros tecidos.

Outros efeitos das bactérias consiste na capacidade deslocamento, devido aos flagelos; a capacidade de troca de material genético durante a reprodução e a aderência, realizada pelo pili ou fímbrias.



Imunologia

Um ramo integrado a Microbiologia que estuda a estrutura, os mecanismos e o papel do sistema de defesa dos organismos. Seu sistema é composto por imunidade inata, correspondente a defesa natural do organismo e compreendida por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, células dendríticas e células NK (Natural Killer); e imunidade adaptativa, onde armazenam informações e atacam especificamente um patógeno, e é composta por linfócitos T e linfócitos B.

Neutrófilos: são as células em maior quantidade do sistema imune e são as primeiras a agirem no local infectado. Sua ação se destaca contra bactérias. 

Monócitos: células que quando migram para outros tecidos recebem outro nome: macrófagos. Realizam a fagocitose dos agentes invasores e são essenciais contra vírus. 

Eosinófilos: atuam no processo alérgico e são essenciais no combate a parasitas. 

Basófilos: semelhante aos mastócitos (células do tecido conjuntivo) também atuam no processo alérgico produzindo heparina, substância responsável para a manutenção sanguínea. 

Célula NK: citotóxicas e assassinas naturais, auxiliam no combate a tumores e infecções virais.

Célula dendrítica: apresentadora de antígenos e auxiliam as células T e B no combate a microorganismos. Estudos sugerem que ela pode está envolvida no combate ao câncer (mandarei o link do artigo no final).

Células B: apresentadoras de antígenos e responsável por armazenar informações dos agentes invasores.

Células T: responsáveis em atacar um patógeno específico. Se dividem em dois grupos: TCD4, função auxiliar e correspondente ao MHC II; TCD8, função citotóxica e correspondente ao MHC I.

Além das principais células existe uma gama enorme de subdivisões dentro de cada uma e existem outros imunomodulares, como as citocinas, quimiocinas, interleucinas, antígenos, anticorpos (ou imunoglobulinas), fatores de necrose tumoral (TNF), interferons e etc.

Linhagem das Células do Sistema Imune
Fonte: cmapspublic.ihmc.us


Contextualizando

Contudo, podemos perceber que as bactérias também possuem uma rede extensa e algumas são fundamentais para o nosso organismo. E o nosso corpo possui um sistema natural de processos contra organismos invasores. Que possamos destacar e desmistificar a importância das vacinas, que servem como auxílio para estimular nosso processo biológico contra esses microorganismos, e quem sabe, chegaremos em um tempo onde muitos patógenos que hoje são considerados resistentes e imbatíveis possam ser combatidos!


Para aprofundar seus conhecimentos, recomendo esses artigos:

Links:

Alterações Cromossômicas e Introdução a Biologia Celular e Molecular


Seguindo a sequência da genética, que é o gatilho para a constituição dos seres, entraremos em um novo rumo, a Biologia molecular e celular. Começando pela Biologia Molecular, lembrando a formação de fenótipos e genótipos.

Para ocorrer o sequenciamento genético é necessário que haja o engajamento de algumas moléculas. Falo justamente do DNA e RNA, que não deixam de ser moléculas, que atuam no núcleo das células, onde se sintetiza, traduz e transcreve as informações. As moléculas de DNA como um todo formam os cromossomos, que por sua vez, correspondem a um número exato dentro das células. O ser humano no geral possui 46 cromossomos ao todo, sendo 23 de herança paterna e 23 de herança materna.
Podemos também adotar os termos haplóides para os cromossomos presentes nos gametas (23) e diplóides para os demais constituintes dos seres humanos (46). Abaixo a primeira ilustração de diferentes números de cromossomos entre animais e plantas; e a segunda com os chamados cariótipos (conjuntos de cromossomos organizados de acordo com a sua morfologia)

Fonte: Sóbiologia

Fonte: Infoescola
Como vocês podem ver, o número de cromossomos é variável entre as espécies, seja animal ou vegetal. Mais especificamente em humanos, os cromossomos haplóides são denominados em autossomos (de 1 a 22) e alossomos, determinantes do sexo (x/y). 
A respeito da variação cromossômica, não podemos deixar de mencionar as Síndromes, que consistem na alteração dos cromossomos. Síndrome de Turner (monossomia do cromossomo x), Síndrome de Down (trissomia do 21), Síndrome de Kinefelter (trissomia xxy), Síndrome de Patau (trissomia do 13) e Síndrome de Edwards (trissomia do 18) são as mais conhecidas.
Síndrome de Down - Alteração no cromossomo 21
Fonte: Infoescola
O número de cromossomos também determina a criação de indivíduos. Agora para os indivíduos sobreviverem? E aí que começam os processos e vai assim até o fim de sua jornada material. Sim meu amigo(a), as batalhas internas existem e como são intensas! A começar pela embriologia, a ciência que estuda a formação dos seres vivos e depois a histologia, ciência que destaca a formação destes seres pela sua constituição celular, seja por tecidos ou órgãos que o compõem. Antes de partirmos para a macrobiologia precisamos entender mais sobre biologia celular e molecular.

Ao todo numerosas moléculas estão trabalhando no seu organismo e de qualquer ser. Assim que possuem suas informações genéticas suas células começam a trabalhar. São formadas as proteínas e estas começam a compor suas células e a transportar substâncias. Outras duas ciências são responsáveis por estes estudos, a bioquímica e a fisiologia, onde uma estuda os processos metabólicos celulares e a outra os processos fisiológicos, ou seja, transporte de substâncias celulares. Antes de chegarmos nesse ponto é necessário conhecermos um pouco as células.
Banhadas de água, tanto por fora e por dentro, as células são carregadas de estruturas lipoproteicas, que constituem a sua membrana celular, que por sua vez é o local de passagem de substâncias tanto para dentro quanto para fora. O seu citoplasma, também banhado por H2O, compõe seu pequeno sistema, trabalhado pelas organelas, que são responsáveis pelo processo intracelular e, numa visão geral, compreendem ao citoesqueleto.


As organelas estão distribuidas pelo citoplasma e cada uma a realizar sua função. O retículo endoplasmático, próximo ao núcleo, é dividido em dois: liso (responsável pela formação de lipídeos) e rugoso (diferente do liso, possui ribossomos e, por este aspecto, é chamado de rugoso e é responsável pela produção de proteínas); mitocôndrias (responsáveis pela respiração celular e produção de energia); lisossomos (responsáveis pela digestão celular e degradação de substâncias invasoras); peroxissomos (contém enzimas que degradam aminoácidos e gorduras, auxiliam também na digestão); centríolos (ajudam na divisão celular e moldam o citoesqueleto); Aparelho de Golgi (em homenagem ao cientista italiano Camilo Golgi, descobridor desta organela capaz de armazenar, transformar, empacotar e fazer remessa de substâncias); por fim o núcleo (estrutura que armazena moléculas de DNA e RNA responsáveis pelas características vitais).
Organelas Celulares
Exemplo de uma estrutura celular animal
Fonte: todamateria.com
Todas as organelas, com excessão do centríolo, são envoltas por membrana assim como as células e a função da membrana é permitir a passagem de substâncias, pois ela é quem faz a seleção das informações passadas e recebidas.

Existem diferenças entre as células animais e as células vegetais, bacterianas, protozoários e fúngicas. Além das organelas e distribuições, há diferenças no tamanho e funções também. Se não um protozoário não conseguiria entrar nas células e causar tantos danos (seria ótimo!). Você deve está se perguntando: e os vírus? São células ou não? Na realidade os vírus são estruturas proteicas que quando fora das células não possuem vida mas ao penetrar eles começam a se replicar e tudo envolve a parte genética.

Muitas doenças podem surgir, sejam por fatores genéticos, sejam por fatores bioquímicos, sejam por invasão celular e ainda tem aquelas chamadas autoimunes (Diabetes, Síndrome de Barré-Guillain, por exemplo)... e o primeiro passo é descobrir a causa e os sintomas para sim tomar medidas profiláticas e posteriormente descobrir a cura (processo demorado, mas nada impede que avanços sejam dados).

A seguir, alguns vídeos para contextualizar:

Síntese Proteica;                                    
A Vida Interna de Uma Célula
Fontes: Youtube.com


Para saber mais sobre as Síndromes Cromossômicas links disponíveis abaixo:

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Leis de Mendel e a Questão de "Raça"

AA x aa, Aa xAa, Bb x BB...

Lei de Mendel, é você?

Se você leu o post anterior de genética dizia sobre fenótipo e genótipo. E esses fatores são determinantes para a constituição dos seres vivos. E não podemos esquecer de falar sobre Mendel. Oras, mas quem foi Mendel? O que ele contribuiu para a genética?

Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes. Conhecido como o pai da genética, Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade. (fonte: educaçãouol.com).

Para realizar seus estudos, as leis de Mendel foram se divididas em três e vamos mencionar sobre cada uma:


1° Lei de Mendel
Também conhecida como Lei de Segregação dos Fatores ou Moibridismo, Mendel afirmava:

“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.

Porém se aplicava a apenas uma característica de dois fatores, um dominante (V) e outro recessivo (v) como mostra a imagem abaixo:




Cor das Ervilhas
Fonte: todamatéria.com



Mendel, então, percebeu que a característica prevalente era do fator dominante, no entanto, foram formados um homozigoto dominante (VV), dois heterozigotos dominantes (Vv) e um homozigoto recessivo (vv).


Segunda Lei de Mendel

Também chamada de Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo.

Ele dizia:

“as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

Além da cor das ervilhas foi utilizada outra característica como o formato, conforme demonstra a ilustração a seguir:


Ervilhas em cores e formatos diferentes
Fonte: todamateria.com


Além das cores dominantes (V_) e recessiva (vv), ele inseriu o formato liso (R_) e rugoso (rr). Agora faça as contas e detalhes as características das ervilhas:

Se encontrou: 9 amarelas e lisas; 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Acertou!!


Terceira Lei de Mendel

Também chamada de Lei da Distribuição Independente, esta lei veio para reforçar que a característica dominante é a que aumenta a probabilidade durante o cruzamento enquanto a recessiva a de menor probalidade, quando cruzada com uma dominante. Ou seja, é uma conclusão das duas leis anteriores.


Contextualizando...

Agora pensem que além das ervilhas isso pode se atribuir para outras características também, como cor do cabelo, cor dos olhos, tamanho... os genótipos determinam os fenótipos dos seres vivos. Aí podemos voltar aquele post dos Híbridos, onde disse que a resposta estava na genética, e perceber que se encaixa perfeitamente nesse sentido. Tanto híbridos, quanto mutantes e variáveis se determinam pelos fatores genéticos e suas divergências. Ah, mas e a questão de raça? Vamos destrinchar agora esse assunto.



"Raças" de indivíduos

Fulano é de raça negra, beltrano de raça caucassiana, aquele cãozinho é de raça, ah essa gatinha que pedigree ela tem... isso acontece muito com seres humanos, cães e gatos. Na realidade não passa de uma hierarquia social onde se cria um grupo de subespécie (outra característica que não se aplica nesse mérito) para segregar grupos.
Podemos atribuir a variabilidade genética? Podemos, no entanto, os genes podem ser recessivos e dominantes entre uns e outros.


A questão de raça é algo delimitado culturalmente e não biologicamente. Na realidade a espécie é uma só: Homo sapiens sapiens (note que somos uma subespécie do Homo sapiens), Felis catus (gato doméstico) e Canis familiaris (cão doméstico). E dentro de cada espécie ou subespécie existem suas variedades. Se houver um cruzamento entre um cão e um lobo (pertence a mesma família que os cães, porém espécies diferentes) nasceria um híbrido, por outro lado seriamos todos mutantes, já que nosso cruzamento traz características diferentes a todo momento devido a nossa variedade. Embaralhou a cabeça, agora vamos descomplicar. Ao invés de ocupar a mente com preconceitos bobos de raça e superioridade genética, procure questionar se somos mutantes, se existem outras variedades ou se seria possível existir.

Reflita na seguinte frase do pensador e contemple a imagem em seguida:

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”
-Isaac Newton




Respeito a diversidade