quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Leis de Mendel e a Questão de "Raça"

AA x aa, Aa xAa, Bb x BB...

Lei de Mendel, é você?

Se você leu o post anterior de genética dizia sobre fenótipo e genótipo. E esses fatores são determinantes para a constituição dos seres vivos. E não podemos esquecer de falar sobre Mendel. Oras, mas quem foi Mendel? O que ele contribuiu para a genética?

Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano nascido no ano de 1822 que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas a seus descendentes. Conhecido como o pai da genética, Mendel realizou todas as suas pesquisas sobre hereditariedade. (fonte: educaçãouol.com).

Para realizar seus estudos, as leis de Mendel foram se divididas em três e vamos mencionar sobre cada uma:


1° Lei de Mendel
Também conhecida como Lei de Segregação dos Fatores ou Moibridismo, Mendel afirmava:

“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.

Porém se aplicava a apenas uma característica de dois fatores, um dominante (V) e outro recessivo (v) como mostra a imagem abaixo:




Cor das Ervilhas
Fonte: todamatéria.com



Mendel, então, percebeu que a característica prevalente era do fator dominante, no entanto, foram formados um homozigoto dominante (VV), dois heterozigotos dominantes (Vv) e um homozigoto recessivo (vv).


Segunda Lei de Mendel

Também chamada de Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo.

Ele dizia:

“as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

Além da cor das ervilhas foi utilizada outra característica como o formato, conforme demonstra a ilustração a seguir:


Ervilhas em cores e formatos diferentes
Fonte: todamateria.com


Além das cores dominantes (V_) e recessiva (vv), ele inseriu o formato liso (R_) e rugoso (rr). Agora faça as contas e detalhes as características das ervilhas:

Se encontrou: 9 amarelas e lisas; 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Acertou!!


Terceira Lei de Mendel

Também chamada de Lei da Distribuição Independente, esta lei veio para reforçar que a característica dominante é a que aumenta a probabilidade durante o cruzamento enquanto a recessiva a de menor probalidade, quando cruzada com uma dominante. Ou seja, é uma conclusão das duas leis anteriores.


Contextualizando...

Agora pensem que além das ervilhas isso pode se atribuir para outras características também, como cor do cabelo, cor dos olhos, tamanho... os genótipos determinam os fenótipos dos seres vivos. Aí podemos voltar aquele post dos Híbridos, onde disse que a resposta estava na genética, e perceber que se encaixa perfeitamente nesse sentido. Tanto híbridos, quanto mutantes e variáveis se determinam pelos fatores genéticos e suas divergências. Ah, mas e a questão de raça? Vamos destrinchar agora esse assunto.



"Raças" de indivíduos

Fulano é de raça negra, beltrano de raça caucassiana, aquele cãozinho é de raça, ah essa gatinha que pedigree ela tem... isso acontece muito com seres humanos, cães e gatos. Na realidade não passa de uma hierarquia social onde se cria um grupo de subespécie (outra característica que não se aplica nesse mérito) para segregar grupos.
Podemos atribuir a variabilidade genética? Podemos, no entanto, os genes podem ser recessivos e dominantes entre uns e outros.


A questão de raça é algo delimitado culturalmente e não biologicamente. Na realidade a espécie é uma só: Homo sapiens sapiens (note que somos uma subespécie do Homo sapiens), Felis catus (gato doméstico) e Canis familiaris (cão doméstico). E dentro de cada espécie ou subespécie existem suas variedades. Se houver um cruzamento entre um cão e um lobo (pertence a mesma família que os cães, porém espécies diferentes) nasceria um híbrido, por outro lado seriamos todos mutantes, já que nosso cruzamento traz características diferentes a todo momento devido a nossa variedade. Embaralhou a cabeça, agora vamos descomplicar. Ao invés de ocupar a mente com preconceitos bobos de raça e superioridade genética, procure questionar se somos mutantes, se existem outras variedades ou se seria possível existir.

Reflita na seguinte frase do pensador e contemple a imagem em seguida:

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”
-Isaac Newton




Respeito a diversidade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário