terça-feira, 12 de março de 2019

Exobiologia: Vida Extraterrestre

Meus caros, neste tema especial falaremos sobre a Exobiologia ou Astrobiologia, ou seja, a vida fora do nosso planeta e do modelo que conhecemos. Através dessa matéria, perguntas como "existe vida fora da Terra", "como seria a vida extraterrestre?", "O que leva corpos celestes a ter vida?"... são cruciais. Entretanto muitas perguntas não podem ser respondidas até o momento, mas uma afirmação pode ser crucial. É possível haver vida fora da Terra, não sabemos como, mas é possível sim.


Vejamos bem as condições necessárias para a existência de vida aqui na Terra. Átomos como carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são primordiais. Sódio, enxofre, ferro, potássio, cálcio, cloro, fósforo também são importantes. Isto remete ao experimento criado por cientistas na década de 1950, onde utilizaram água, amônia, metano e hidrogênio para comprovar a teoria da abiogênese (a vida surgir de matéria inanimada). Embora não se tenha uma verdade experimental, esta teoria é aceita e plausível entre os cientistas, embora muitos questionem que a vida tenha surgido através de outra, como comprova a Teoria do Pescoço de Cisne, de Louis Pasteur. Embora sejam teorias há fundamentos para a formação de todos os seres, na medida em que seja um grande mistério, pois contradiz outros pontos teóricos como a teoria da Panspermia (que a origem da vida seja extraterrestre) e a teoria Criacionista (existe um criador por trás de tudo).


Embora seja um enígma a origem da vida, a conhecimento de seus fatores necessários nos levam a encaixar as peças de um quebra-cabeça. Dos menos complexos aos mais complexos teriam evoluído os seres terrestres. Ainda em contra-posição ao criacionismo, a evolução é um fator que é comprovado científicamente. Um exemplo é a microevolução de bactérias, que tornaram-se resistentes. Outro exemplo são as mutações que organismos sofrem. Não podemos negar que há uma inteligência por trás de tudo. Para uns levam a crenças em divindades, para outros apenas um acontecimento simultâneo. Enfim, cada um acredita naquilo que lhe dá entendimento. Mas não podemos vendar nossos olhos para a existência de vida em outros lugares.


Com estas informações, iremos analisar as condições favoráveis para existência de vida em um corpo celeste. Seja ele um planeta ou uma lua, tendo as condições essenciais semelhantes a Terra, é possível. Aí que perguntas como seria esta vida pode refletir. A medida que isso é visto externamente, são indispensáveis o tamanho, o volume, a gravidade, o clima, a temperatura, os oceanos, os continentes, os gases e o raio UV em outros corpos. Sem contar a variação genética de organismos. Vamos por parte. O modo de vida seria de um outro ângulo, com condições ambientais e locomoções
diferentes. Se o planeta tiver uma gravidade maior que a da terra, seria uma outra percepção, assim como o clima, podendo ser parecido, o tamanho e o clima influenciariam também, a temperatura, os continentes e os oceanos poderiam ter seu desenvolvimento similar ou com outra textura e formação, embora envolveria a adaptação de seres a este meio. Agora a troca de gases seria um fator crítico ou talvez até mais favorável em comparação a Terra, os raios ultravioletas poderiam ser fatais ou não.
E o modelo genético?


Neste contexto, voltamos a abordar sobre a evolução da vida. O RNA e o DNA são formados através de aminoácidos e ácidos nucleicos, cada um com suas propriedades específicas. Atualmente, se tem um conhecimento mais abrangente sobre a configuração genética dos seres vivos, tais como testes de paternidade, especiação, anomalias, doenças e há ainda teorias como a de envelhecimento por telomerase (meu TCC) por exemplo. Toda forma de vida possui um material genético, seja ele envolto por núcleo (eucarionte) ou disperso no citoplasma (procarionte). Com isto macrobiologia e microbiologia são configuradas e desenvolvidas.


Inciando a sessão Fake ou verdade. Separei algumas ocasiões em que foram constatados como origem extraterrestre. Vejamos o que é:



Oumuamua

Reprodução do Oumuamua (Foto: Divulgação)

Mais informações: Revista Galileu

Objeto que gerou muitas controvérsias entre os cientistas. Alguns acreditam que seja de origem alienígena por conta de movimentos estranhos e presença de uma espécie de "vela" de uma nave. Outros acreditam que seja apenas mais uma rocha espacial porém com um formato diferente. A verdade que não é Fake e nem Verdade. Não se sabe a verdade desse objeto.



Maria- Múmia Alienígena

Cientistas  estudarão a

Mais informações: Último Segundo IG

Maria, múmia encontrada no Peru, foi analisada pela Universidade da Rússia e, com seus resultados,
foi identificada como uma espécie de humanóide rara aqui na Terra. Alguns cientistas também insistem que sua origem seja alienígena, mas há comprovações que ela foi um ser terrestre. Além de Maria existem outros casos semelhantes porém comprovados científicamente também. Então:
FAKE.




DNA alienígena

Esta ilustração mostra a estrutura de uma nova molécula de DNA sintético, apelidada de DNA hachimoji, que usa os quatro ingredientes informacionais do DNA regular (verde, vermelho, azul, amarelo), além de quatro novos (ciano, rosa, roxo, laranja). (Foto: Escola de Medicina da Universidade de Indiana)
Mais informações: Revista Galileu

DNA criado por pesquisadores da Flórida com 8 nucleotídeos (Um DNA terrestre possui 4). Sendo assim é FAKE dizer que é extraterrestre, mas nos faz pensar como uma informação genética poderia ser inusitada.




Conan - Bactéria Alienígena



Mais informações: UFO Notícias


Um caso mais antigo, descoberta na década de 1950, Conan (Deinococcus radiodurans) também dividiu opiniões e muitos acreditam que sejam uma das formas bizarras terrestres, outros sugerem que tenha vindo por meteoritos espaciais. Outra capacidade que assusta nesta bactéria é o suporte a alta radiação, o que de fato os microorganismos terrestres não suportariam este caso. Permanece aí mais uma dúvida.


São inúmeros os relatos de aparições, de OVNIs, de criaturas estranhas o que gera muitas suposições e boatos. Mas a verdade é que estamos em um universo e ainda há teorias de multiversos, um dia teremos tal resposta e para mim, acredito que não estamos sozinhos, sejam os humanoides verdes, azuis ou cinzentos, seres horrendos cheios de tentáculos e presas, vida inteligente ou parasitária, podemos imaginá-los de várias formas, quem sabe um dia como será esse encontro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário