sábado, 22 de dezembro de 2018

Vida Terrestre e Vida Marinha



Digníssimos leitores, se vocês estão seguindo sequência dos posts anteriores esta é apenas uma vertente. Anteriormente foi abordado sobre os reinos da natureza. Uma fenda acabou ficando exposta. Sim, as formas de vida. Ah, mas no primeiro post foram mencionadas toda sua complexidade... faltou um detalhe: a vida na água e na terra. E aqui iremos destrinchar melhor este tópico.

                           Vida Aquática


Ja pararam para pensar que a partir da água pode ter surgido toda forma de vida? De certa forma são nestes ambientes que encontramos seres menos complexos, seja do reino animalia, plantae ou propriamente o protista e o monera, em abundância. Seria viável pensar que as células são constituidas em boa parte de água, tanto no meio extra quanto no meio intracelular. Mas como tudo teria surgido? Esta resposta ainda não temos, mas estas ferramentas permitem compreender que há uma sincronia entre os seres e a água. Bom, no meio aquático vocês encontrarão vida na água doce e no mar. Numerosas espécies de peixes, crustáceos, bactérias dentre outras variedades.




                             Vida Terrestre


Com toda forma de vida marinha conhecida, o mar ainda é misterioso em boa parte e há muito o que se descobrir. Mas isso não quer dizer que a vida na porção terrestre seja menor, na verdade existe também uma variedade enorme e dentro desta encontramos a maior parte dos seres. Plantas e fungos predominam, sem contar as bactérias recorrentes no ar. Protozoários também, porém estes necessitam de hospedeiros para sobrevivência (assunto para outro post, em breve). Sobre os animais temos uma gama boa para discutir. Elefantes, águias, cavalos, seres humanos, insetos, aracnídeos e outras criaturas fantásticas há de se encontrar neste ambiente.


                             A Transição


Dado os dois ambientes, fica evidente oo deslocamento entre os seres. Vejamos que mesmo com os filos conhecidos existe uma divisão, vamos exemplificar: Anelideos, existem os vermes e sangue-sugas na água e minhocas na terra; Artrópodes, o que têm maior número de animais já representa muito bem nesse aspecto, na água se encontram boa parte de crustáceos e na terra aracnídeos, insetos e miriápodas; Cordados então nem se fala. Há algumas excessões, como Poríferas, Cnidários e Equinodermos as quais a vida é exclusivamente na água.

Voltando aos Cordados, há o que se falar sim, ainda mais a ampla quantidade seres que o compõe. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos destacam-se neste filo. A respeito da transição, os anfíbios são um grupo que ajuda a compreender melhor esta passagem. Há teorias que peixes ao entrar em contato com a terra teriam desenvolvido patas e posteriormente foram conquistando o ambiente terrestre e assim foram surgindo os primeiros anfíbios e assim sucessivamente foram desenvolvendo as outras classes. Mas espera, existem mamíferos aquáticos e terrestres e répteis também. Eis a questão: a vida então estaria retornando ao seu estágio inicial? Os únicos que prosseguiram então foram as aves, que desenvolveram o voo. Mas insetos também voam! E ainda há mamíferos capazes de voar.

Então não há uma ordem evolutiva retilínea no sentido dessa última palavra. Água-Terra-Ar-espaço-outro planeta- outra galáxia... esse pode ser o sentido da evolução, mas ela não é reta e direta. Tem períodos para desenvolver, de acordo com a adaptação. E cada ser tem seus meios de sobrevivência.

Lembrando que esta publicação não é afirmativa, pois o intuito é trazer questionamentos em relação a todo o contexto citado e a única afirmação é que existem diversos indivíduos, populações, ambientes e meios de adaptação, e que também quem saiba possa existir vida extraterrestre. Pois ainda estamos tentando conhecer nosso planeta, então conclui-se que do Universo não sabemos um terço.

Alguma ideia, alguma opinião, deixe seu comentário abaixo caro leitor. Ah, para fins de entretenimento, quem interessar, baixe o aplicativo "evolução humana: a ascensão da humanidade". Claro que um jogo sem comprometimento com a realidade, mas te leva a pensar no assunto.

Link do app nos comentários:

Nenhum comentário:

Postar um comentário