domingo, 23 de dezembro de 2018

>>>>>Quebrando o script: Alimentação de Fim de Ano








Meus caros, apresento-lhes o quebrando script. Aqui iremos falar de um assunto relâmpago. Festividades na área, comidas na mesa e no estômago processando (uma febre anual rsrs). O que você irá ingerir nessas festas?

Don't scary! Vamos debater de uma forma geral estes alimentos. Afinal, biologia é saúde também irmãos. Tratar dos seres não é só papel de biomédico, farmacêutico ou veterinário. É por isso que uma área contribui para outra (a união da sua lista de desejos de fim de ano na área rsrsrs).

Já nos divertimos um pouco agora vamos a seriedade. Começando pelo refrigerante, o vilão. Uns preferem nem tomar outros são amantes e nesta categoria muitos acabam ficando divididos entre o que tomar. O convencional, o zero, o light, o diet... qual o melhor Angelo? Eu diria CLARO que o convencional (opinião minha). Não podemos descartar as formas diet e light também, pois a forma diet é ausente de açúcar e outros nutrientes como lipideos e proteínas e, sendo assim, é boa para quem está fazendo dieta. Já a forma light contém açúcar, porém reduzido comparado ao refrigerante tradicional. E forma zero? Assim como a forma diet também é ausente de açúcares e outros nutrientes.

É aí que entra a polêmica! Há especulações que as formas light e zero não passam de propaganda de marketing. E não deixa de ter um fundo de verdade. Muitas marcas tem por objetivo criar propagandas e promover seus produtos. O açúcar pode ser simplesmente trocado, ao invés de ser a glicose como já estamos acostumados colocam-se a frutose, corantes e conservantes também são adicionados, na medida em que os indivíduos vão bebendo não sentem a saciedade comum da glicose ao ingerir a frutose. Logo, passam a consumir mais. Com isso os riscos dissipam-se pelo organismo. De certa forma o refrigerante diet é o de menos risco, o light e o zero seriam opções mais de gosto mesmo, mas não são melhores ou piores que o convencional.



Para finalizar o item Bebidas: águas e sucos (de frutas, nada desses artificiais), são melhores opções. Vinhos, cervejas e outros derivados do álcool podem oferecer aqueles prazeres do refrigerante. Ativa a dopamina (hormônio relacionado a sensação de satisfação, alegria), mas precisam ser em doses moderadas para assim não prejudicar seus órgãos e sistemas.


Vamos a parte do pecado da gula, ou seja, das comidas. Aí surge aqueles banquetes: frango assado, tender, pernil, bacalhau em bolinhos ou de forno, gelatinas, manjás, dentre outras gostosuras que fazem a festa do colestetol no seu organismo, aí vem o carboidrato para a balada também e depois as calorias são convidadas e chegam que nem os penetras de festa até seu corpo não dá muita conta. Aí está pensando que acabou o Viashow interno? Sabe de nada inocente! As festas de fim de ano passam e a sua festa interna fica mais louca. LDL e VLDL vão entrando na dança formando as placas de ateroma nas artérias; as intoxicações alimentares já vem no final da festa e te dão aquele sufoco dificultando sua respiração e subindo sua pressão. A glicose, a revoltada da festa, já começa a se rebelar e a prejudicar o pâncreas; e o álcool, aquele tio etílico bêbado, começa a penetrar o organismo e criando dependências. Então começam as baterias de exames, tratamentos, remédios e mais remédios, internação...


"Oh my God, estou proíbido de comer e beber tudo então?" Não meu/minha consagrado(a). Você pode comer aquilo que te dá prazer, mas com moderação. Você pode beber também suas bebidinhas em paz, mas tenha em mente que seu organismo é o seu maior bem material. Cuide-se! Não deixe de procurar um nutricionista, outro colega da nossa área e muito importante. Ele fará as recomendações necessárias para a sua alimentação e o meu papel como biólogo é lembrar da sua espécie humana que precisa ser cuidada.


Desejo a todos um Feliz Natal! Paz, saúde, união, saúde, alegria, saúde, amor, ja disse saúde?! Fiquem na paz! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito bom! Não sabia que o refrigerante zero e o light eram praticamente a mesma coisa... Faz um post falando sobre as diferenças entre frutose e os outros açúcares? :)

    FERNANDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tem post novo na área sobre frutose! Fique a vontade para desfrutar :D

      Excluir