Imagem: bbc.com |
Na medida em que há divergências sociais, causadas por pensamentos, estilos de vida, status social, gênero, credo, raça, tamanho e massa corporal, esta prática pode ser identificada. Uma vez que um indivíduo sofre bullying, este tem seu desenvolvimento afetado, embora seja complexa a causa deste desenvolvimento é possível pensar sobre o caso. Por exemplo: lugares em que a maioria é caucasiana e de alta estatura, tem uma pessoa negra e de menor estatura, logo esta será vista com diferenças. Para enfatizar, os conceitos maioria e minoria sempre estarão associados. Seja para qualquer situação. Porém o que leva as pessoas a fazerem isto?
Muitos praticantes de bullying alegam que tudo o que fazem são apenas brincadeiras, piadas, uma forma de humor social. A medida em que esse humor social passa a ser uma zona de trincheira para outras pessoas, isso transfere sensações de desprazer, de melancolia e causa um mal estar emocional alheio. Algumas pessoas que já sofreram alegam ter lidado com a situação e ter superado. Outras alegam que não foi bullying, mesmo passando por situações parecidas. Desta forma entramos na concepção biológica, onde cada indivíduo (qualquer ser vivo) tenha suas propriedades características de lidar com os fatos.
Certo, mas por que mencionar concepção biológica? Em contra posição a esta pergunta: Apenas seriam os humanos com este comportamento? Agora ficou um pouco mais complexo. Os animais em si possuem capacidade de sociedade, embora eles não tenham a capacidade psicológica como a de um ser humano. Por exemplo: quando um felino lidera uma caça, se algum felino infringir alguma "regra" este será atacado. Outro exemplo seria um peixe se afastar de seu cardume, este pode ser acolhido ou simplesmente deixado para trás. Dificilmente questões como empatia na natureza selvagem é vista, embora animais tenham sentidos apurados. Mas ainda sim, existem animais que são mais dóceis que um próprio ser humano.
Mas como somos seres racionais, mesmo que muitos não desfrutem dessa capacidade, temos a habilidade de controlar nossos instintos animais. Se isto não for controlado, estragos serão causados. Não é a toa que muitos seres humanos matam animais por aí no mundo e se sabotam. As razões para isso que são muito complexas. O que os motivam a cometer tantos atos violentos e cruéis? Vamos focar num órgão especial, o cérebro, capaz de desenvolver seus neurônios, células que conduzem a sinápse, isto é, a informação que é propragada pelo seu organismo. Seja por um processo doloroso, uma resposta a um movimento, uma qualquer condição fisiológica, o Sistema nervoso atua de modo a comandar todas as respostas do organismo.
Cérebro Humano. Imagens: Gestão educacional
Embora suas características sejam convergentes e divergentes a ideia de bullying, porém a sua atuação é explícita. Pois os danos causados em outros indivíduos causam problemas como dores, memorização de fatos ruins, pensamentos negativos e controversos. Isto faz com que os seres humanos criem suas rotas de fuga. Para afirmar isto seriam necessários estudos mais aprofundados abordando sistema nervoso, sistema imunológico, comportamento social. Um assunto de teor biológico, psicológico e sociológico. No campo biológico temos o sistema nervoso como o principal foco de onde tudo é levado e recebido. Os neurônios produzem hormônios responsáveis pela sensação de alegria, prazer, mal estar e tristeza, o que respondem a estimulos externos. O sistema imune também recebe estimulos e este atua como um processo de defesa no organismo, seja por agente invasor ou alguma agressão externa. Ele sempre tentará reparar os danos e combatendo a agentes infecciosos.
Sinápse: Imagem: Meta Essência Liberação de hormônios. Imagem: Brasil escola
Contudo este pensamento reflete a ideia de possíveis casos de bullying, onde os transtornos podem ser psicológicos ou até mesmo causar danos vitais, onde venha ferir diversos tecidos e órgãos e estimular o processo imunológico a contra-atacar. O bullying pode ser uma arma perigosa, na medida em que seus praticantes venham a criar o que é chamado de tática reversa, assim como já ouviram falar em racismo reverso, ideologia reversa, isto pode ser agreagado. Os problemas sociais continuarão aí e quem os fazem poderão alegar que também são vítimas e não tem espaço para si na sociedade, para expor seus pensamentos, para fazer suas piadas ou até mesmo para praticar atos cruéis e encarar como games. Existe causa biológica para isso?
Voltando naquele órgão fantástico, o cérebro é capaz sim de criar e planejar. A medida em que as sociedades vão se formando ocorre aquele match instantâneo, trazendo a compatibilidade de pensamentos. Para alguns seria telepatia, para outros semelhanças internas. E isto é visível dentro das religiões, colégios e diversos ambientes. Uma vez em que frazes perpetuem como: "Vamos separar o joio do trigo" isto pode gerar vários pensamentos. É aí que entra a interpretação. Algumas pessoas podem interpretar como a lei da maioria, aquele que possui pensamentos diferentes, que se opõe alguma ideia representa por si uma ameaça e este é excluído, descartado ou até mesmo eliminado em alguns casos. Trágico o que uma interpretação é capaz de causar! Outra maneira de entender a frase bíblica seria entender como elementos tóxicos e perigosos podem fazer mal para uma população. Assim como o joio é capaz de alocar fungos produtores de toxinas que, quando junto ao trigo, o ameaçará. No meu ponto de vista, a segunda versão é a que melhor se aplica a frase.
Joio e Trigo Imagem: rochaferida.com |
É notável como a falta de conhecimento gera problemas drásticos numa sociedade. A falta de empatia e de respeito trazem problemas sérios. Como dizia Albert Schweitzer: "Quando o homem aprender a respeitar o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precirá ensiná-los a amar seus semelhantes". E mesmo que alguém já tenha ensinado, como Jesus Cristo, ainda não aprenderam! E mesmo que outras pessoas tenham deixado seu legado como Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama, Buda, Yemanjá... também não captaram o recado! É possivel que cresçamos, mas também é possível que pereçamos! Vamos manter a mente aberta, ser mais empáticos com o próximo! Se suas piadas ferem e maltratam alguém, não é a pessoa que precisa de tratamento e sim você! Não acredite que o mundo esteja chato em tempos sombrios. Chato é a forma como você o encara. Busque ser melhor para os outros! Compreenda o próximo para o atender melhor! Ofereça um abraço, uma conversa, estabeleça uma relação de paz, que assim possa ser propagada como a sinápse!