quinta-feira, 14 de março de 2019

Bullying e Sua Concepção Biológica

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Imagem: bbc.com


Atualmente esse tema é destrinchado em diversos contextos. Entretanto suas práticas causam transtornos que num obstante ou tardiamente seriam desenvolvidos trazendo consequências drásticas ou até trágicas. O bullying pode estar aassociado a diversos pilares da sociedade, seja por desígnios religiosos, seja por formações de grupos em escolas, universidades, trabalho, amizades formadas em diversas circunstância.


Na medida em que há divergências sociais, causadas por pensamentos, estilos de vida, status social, gênero, credo, raça, tamanho e massa corporal, esta prática pode ser identificada. Uma vez que um indivíduo sofre bullying, este tem seu desenvolvimento afetado, embora seja complexa a causa deste desenvolvimento é possível pensar sobre o caso. Por exemplo: lugares em que a maioria é caucasiana e de alta estatura, tem uma pessoa negra e de menor estatura, logo esta será vista com diferenças. Para enfatizar, os conceitos maioria e minoria sempre estarão associados. Seja para qualquer situação. Porém o que leva as pessoas a fazerem isto?


Muitos praticantes de bullying alegam que tudo o que fazem são apenas brincadeiras, piadas, uma forma de humor social. A medida em que esse humor social passa a ser uma zona de trincheira para outras pessoas, isso transfere sensações de desprazer, de melancolia e causa um mal estar emocional alheio. Algumas pessoas que já sofreram alegam ter lidado com a situação e ter superado. Outras alegam que não foi bullying, mesmo passando por situações parecidas. Desta forma entramos na concepção biológica, onde cada indivíduo (qualquer ser vivo) tenha suas propriedades características de lidar com os fatos.


Certo, mas por que mencionar concepção biológica? Em contra posição a esta pergunta: Apenas seriam os humanos com este comportamento? Agora ficou um pouco mais complexo. Os animais em si possuem capacidade de sociedade, embora eles não tenham a capacidade psicológica como a de um ser humano. Por exemplo: quando um felino lidera uma caça, se algum felino infringir alguma "regra" este será atacado. Outro exemplo seria um peixe se afastar de seu cardume, este pode ser acolhido ou simplesmente deixado para trás. Dificilmente questões como empatia na natureza selvagem é vista, embora animais tenham sentidos apurados. Mas ainda sim, existem animais que são mais dóceis que um próprio ser humano.


Mas como somos seres racionais, mesmo que muitos não desfrutem dessa capacidade, temos a habilidade de controlar nossos instintos animais. Se isto não for controlado, estragos serão causados. Não é a toa que muitos seres humanos matam animais por aí no mundo e se sabotam. As razões para isso que são muito complexas. O que os motivam a cometer tantos atos violentos e cruéis? Vamos focar num órgão especial, o cérebro, capaz de desenvolver seus neurônios, células que conduzem a sinápse, isto é, a informação que é propragada pelo seu organismo. Seja por um processo doloroso, uma resposta a um movimento, uma qualquer condição fisiológica, o Sistema nervoso atua de modo a comandar todas as respostas do organismo.

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Cérebro Humano. Imagens: Gestão educacional



Embora suas características sejam convergentes e divergentes a ideia de bullying, porém a sua atuação é explícita. Pois os danos causados em outros indivíduos causam problemas como dores, memorização de fatos ruins, pensamentos negativos e controversos. Isto faz com que os seres humanos criem suas rotas de fuga. Para afirmar isto seriam necessários estudos mais aprofundados abordando sistema nervoso, sistema imunológico, comportamento social. Um assunto de teor biológico, psicológico e sociológico. No campo biológico temos o sistema nervoso como o principal foco de onde tudo é levado e recebido. Os neurônios produzem hormônios responsáveis pela sensação de alegria, prazer, mal estar e tristeza, o que respondem a estimulos externos. O sistema imune também recebe estimulos e este atua como um processo de defesa no organismo, seja por agente invasor ou alguma agressão externa. Ele sempre tentará reparar os danos e combatendo a agentes infecciosos.

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Sinápse: Imagem: Meta Essência                Liberação de hormônios. Imagem: Brasil escola



Contudo este pensamento reflete a ideia de possíveis casos de bullying, onde os transtornos podem ser psicológicos ou até mesmo causar danos vitais, onde venha ferir diversos tecidos e órgãos e estimular o processo imunológico a contra-atacar. O bullying pode ser uma arma perigosa, na medida em que seus praticantes venham a criar o que é chamado de tática reversa, assim como já ouviram falar em racismo reverso, ideologia reversa, isto pode ser agreagado. Os problemas sociais continuarão aí e quem os fazem poderão alegar que também são vítimas e não tem espaço para si na sociedade, para expor seus pensamentos, para fazer suas piadas ou até mesmo para praticar atos cruéis e encarar como games. Existe causa biológica para isso?


Voltando naquele órgão fantástico, o cérebro é capaz sim de criar e planejar. A medida em que as sociedades vão se formando ocorre aquele match instantâneo, trazendo a compatibilidade de pensamentos. Para alguns seria telepatia, para outros semelhanças internas. E isto é visível dentro das religiões, colégios e diversos ambientes. Uma vez em que frazes perpetuem como: "Vamos separar o joio do trigo" isto pode gerar vários pensamentos. É aí que entra a interpretação. Algumas pessoas podem interpretar como a lei da maioria, aquele que possui pensamentos diferentes, que se opõe alguma ideia representa por si uma ameaça e este é excluído, descartado ou até mesmo eliminado em alguns casos. Trágico o que uma interpretação é capaz de causar! Outra maneira de entender a frase bíblica seria entender como elementos tóxicos e perigosos podem fazer mal para uma população. Assim como o joio é capaz de alocar fungos produtores de toxinas que, quando junto ao trigo, o ameaçará. No meu ponto de vista, a segunda versão é a que melhor se aplica a frase.

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Joio e Trigo
Imagem: rochaferida.com

É notável como a falta de conhecimento gera problemas drásticos numa sociedade. A falta de empatia e de respeito trazem problemas sérios. Como dizia Albert Schweitzer: "Quando o homem aprender a respeitar o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precirá ensiná-los a amar seus semelhantes". E mesmo que alguém já tenha ensinado, como Jesus Cristo, ainda não aprenderam! E mesmo que outras pessoas tenham deixado seu legado como Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama, Buda, Yemanjá... também não captaram o recado! É possivel que cresçamos, mas também é possível que pereçamos! Vamos manter a mente aberta, ser mais empáticos com o próximo! Se suas piadas ferem e maltratam alguém, não é a pessoa que precisa de tratamento e sim você! Não acredite que o mundo esteja chato em tempos sombrios. Chato é a forma como você o encara. Busque ser melhor para os outros! Compreenda o próximo para o atender melhor! Ofereça um abraço, uma conversa, estabeleça uma relação de paz, que assim possa ser propagada como a sinápse!

terça-feira, 12 de março de 2019

Exobiologia: Vida Extraterrestre

Meus caros, neste tema especial falaremos sobre a Exobiologia ou Astrobiologia, ou seja, a vida fora do nosso planeta e do modelo que conhecemos. Através dessa matéria, perguntas como "existe vida fora da Terra", "como seria a vida extraterrestre?", "O que leva corpos celestes a ter vida?"... são cruciais. Entretanto muitas perguntas não podem ser respondidas até o momento, mas uma afirmação pode ser crucial. É possível haver vida fora da Terra, não sabemos como, mas é possível sim.


Vejamos bem as condições necessárias para a existência de vida aqui na Terra. Átomos como carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são primordiais. Sódio, enxofre, ferro, potássio, cálcio, cloro, fósforo também são importantes. Isto remete ao experimento criado por cientistas na década de 1950, onde utilizaram água, amônia, metano e hidrogênio para comprovar a teoria da abiogênese (a vida surgir de matéria inanimada). Embora não se tenha uma verdade experimental, esta teoria é aceita e plausível entre os cientistas, embora muitos questionem que a vida tenha surgido através de outra, como comprova a Teoria do Pescoço de Cisne, de Louis Pasteur. Embora sejam teorias há fundamentos para a formação de todos os seres, na medida em que seja um grande mistério, pois contradiz outros pontos teóricos como a teoria da Panspermia (que a origem da vida seja extraterrestre) e a teoria Criacionista (existe um criador por trás de tudo).


Embora seja um enígma a origem da vida, a conhecimento de seus fatores necessários nos levam a encaixar as peças de um quebra-cabeça. Dos menos complexos aos mais complexos teriam evoluído os seres terrestres. Ainda em contra-posição ao criacionismo, a evolução é um fator que é comprovado científicamente. Um exemplo é a microevolução de bactérias, que tornaram-se resistentes. Outro exemplo são as mutações que organismos sofrem. Não podemos negar que há uma inteligência por trás de tudo. Para uns levam a crenças em divindades, para outros apenas um acontecimento simultâneo. Enfim, cada um acredita naquilo que lhe dá entendimento. Mas não podemos vendar nossos olhos para a existência de vida em outros lugares.


Com estas informações, iremos analisar as condições favoráveis para existência de vida em um corpo celeste. Seja ele um planeta ou uma lua, tendo as condições essenciais semelhantes a Terra, é possível. Aí que perguntas como seria esta vida pode refletir. A medida que isso é visto externamente, são indispensáveis o tamanho, o volume, a gravidade, o clima, a temperatura, os oceanos, os continentes, os gases e o raio UV em outros corpos. Sem contar a variação genética de organismos. Vamos por parte. O modo de vida seria de um outro ângulo, com condições ambientais e locomoções
diferentes. Se o planeta tiver uma gravidade maior que a da terra, seria uma outra percepção, assim como o clima, podendo ser parecido, o tamanho e o clima influenciariam também, a temperatura, os continentes e os oceanos poderiam ter seu desenvolvimento similar ou com outra textura e formação, embora envolveria a adaptação de seres a este meio. Agora a troca de gases seria um fator crítico ou talvez até mais favorável em comparação a Terra, os raios ultravioletas poderiam ser fatais ou não.
E o modelo genético?


Neste contexto, voltamos a abordar sobre a evolução da vida. O RNA e o DNA são formados através de aminoácidos e ácidos nucleicos, cada um com suas propriedades específicas. Atualmente, se tem um conhecimento mais abrangente sobre a configuração genética dos seres vivos, tais como testes de paternidade, especiação, anomalias, doenças e há ainda teorias como a de envelhecimento por telomerase (meu TCC) por exemplo. Toda forma de vida possui um material genético, seja ele envolto por núcleo (eucarionte) ou disperso no citoplasma (procarionte). Com isto macrobiologia e microbiologia são configuradas e desenvolvidas.


Inciando a sessão Fake ou verdade. Separei algumas ocasiões em que foram constatados como origem extraterrestre. Vejamos o que é:



Oumuamua

Reprodução do Oumuamua (Foto: Divulgação)

Mais informações: Revista Galileu

Objeto que gerou muitas controvérsias entre os cientistas. Alguns acreditam que seja de origem alienígena por conta de movimentos estranhos e presença de uma espécie de "vela" de uma nave. Outros acreditam que seja apenas mais uma rocha espacial porém com um formato diferente. A verdade que não é Fake e nem Verdade. Não se sabe a verdade desse objeto.



Maria- Múmia Alienígena

Cientistas  estudarão a

Mais informações: Último Segundo IG

Maria, múmia encontrada no Peru, foi analisada pela Universidade da Rússia e, com seus resultados,
foi identificada como uma espécie de humanóide rara aqui na Terra. Alguns cientistas também insistem que sua origem seja alienígena, mas há comprovações que ela foi um ser terrestre. Além de Maria existem outros casos semelhantes porém comprovados científicamente também. Então:
FAKE.




DNA alienígena

Esta ilustração mostra a estrutura de uma nova molécula de DNA sintético, apelidada de DNA hachimoji, que usa os quatro ingredientes informacionais do DNA regular (verde, vermelho, azul, amarelo), além de quatro novos (ciano, rosa, roxo, laranja). (Foto: Escola de Medicina da Universidade de Indiana)
Mais informações: Revista Galileu

DNA criado por pesquisadores da Flórida com 8 nucleotídeos (Um DNA terrestre possui 4). Sendo assim é FAKE dizer que é extraterrestre, mas nos faz pensar como uma informação genética poderia ser inusitada.




Conan - Bactéria Alienígena



Mais informações: UFO Notícias


Um caso mais antigo, descoberta na década de 1950, Conan (Deinococcus radiodurans) também dividiu opiniões e muitos acreditam que sejam uma das formas bizarras terrestres, outros sugerem que tenha vindo por meteoritos espaciais. Outra capacidade que assusta nesta bactéria é o suporte a alta radiação, o que de fato os microorganismos terrestres não suportariam este caso. Permanece aí mais uma dúvida.


São inúmeros os relatos de aparições, de OVNIs, de criaturas estranhas o que gera muitas suposições e boatos. Mas a verdade é que estamos em um universo e ainda há teorias de multiversos, um dia teremos tal resposta e para mim, acredito que não estamos sozinhos, sejam os humanoides verdes, azuis ou cinzentos, seres horrendos cheios de tentáculos e presas, vida inteligente ou parasitária, podemos imaginá-los de várias formas, quem sabe um dia como será esse encontro.



segunda-feira, 11 de março de 2019

Metabolismo Humano: Carboidratos

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Prezados leitores, são muitas datas comemorativas durante o ano que esperamos para ingerir nossos queridos glicídeos. Aquelas guloseimas no lanchinho da tarde ou aquelas gostosuras e travessuras que não precisa esperar o halloween para fazer parte do seu cardápio. Não só em doces, em diversos alimentos podemos enccontrar o açúcar. Para começar, existem vários tipos de açúcares que nossos nutricionistas já estão íntimos. Vamos saudá-los:

Glicose: a forma mais abundante encontrada nos principais alimentos que consumimos (cereais, grãos, massas e pão. Também presente em frutas, legumes, verduras e mel, só que em menor teor.

Nota importante: Todos alimentos que contém açúcares são convertidos em glicose no nosso organismo. Assim acontece com a frutose, como o nome já diz presente nas frutas, e o amido, presente nas batatas.

Frutose: é o campeão em grau de doçura mais elevado.  Presente nas frutas.

Galactose: Encontrado em laticínios


Observe a imagem a seguir da estrutura destes monossacarídeos

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Imagem: brainly.com.br

Repare que todos tem a mesma estrutura (C6H12O6), porém há variação na posição de algumas substâncias. O oxigênio na glicose e na galactose se encontra no primeiro carbono enquanto na frutose está no segundo. Com semelhança à glicose, a galactose varia na posição da hidroxila no quarto carbono à esquerda, enquanto na glicose se encontra à direita. Além da estrutura a função também é modificada, pois a frutose forma a cetona em sua extremidade superior e as outras duas formam aldeídos na parte superior. Com isso há variação em seu sabor.


Mas quem disse que os açúcares não podem ser combinados? E quando são, apresentam outras formas diferentes e são chamados de Dissacarídeos. Quais são?

Sacarose: Resultado de glicose + frutose. Pode ser encontrada na Cana-de-açúcar e na beterraba. O famoso açúcar de mesa.

Lactose: Através da glicose + galactose obtem-se o dissacarídeo presente em leite humano, a lactose.

Maltose: A união de glicose + glicose corresponde a um outro tipo de açúcar encontrado no processamento do malte, encontrado em grãos de cereais, principalmente na cevada.


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Estrutura dos Dissacarídeos
Imagem:


A diferença dos dissacarídeos além das moléculas está na ligação entre eles. Ainda sim existem combinações mais variáveis de açúcares. Os chamados Polissacarídeos que são responsáveis por armazenamento de açúcares. Quais?


Amido: encontrado em vegetais como batata, arroz, milho, trigo e mandioca.

Celulose: participa da composição da parede celular dos vegetais

Glicogênio: assim como o amido nos vegetais, o glicogênio é a forma armazenada de açúcares no fígado e músculo de animais.




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Estrutura
Imagem: carboidratosfarmfametro.blogspot.com



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Estrutura da Celulose
Imagem: clubevinhosportugueses,pt

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Estrutura do Glicogênio
Imagem: Carboidratos


Assim como os dissacarídeos, os polissacarídeos também variam na sua ligação. Mas vamos aprofundá-las. No nosso corpo temos enzimas capaz de quebrar estas moléculas. Sendo elas: amilase salivar, realiza a quebra de polissacarídeos em dissacarídeos na boca; amilase pancreática, no intestino delgado os dissacarídeos são convertidos em polissacarídeos; a sacarase, onde a sacarose é convertida em glicose e frutose; a maltase, onde a maltose é convertida em 2 moléculas de glicose; lactase, a lactose é convertida em glicose e galactose. Estas três ultimas enzimas são produzidas no intestino delgado.

O nosso organismo é capaz de quebrar a ligação alfa, mas não é capaz de quebrar a ligação beta (com excessão da lactose, pois é quebrada pela enzima lactase. Sendo assim, o nosso organismo não digere a celulose por conta dessa ligação (já pensou engordar com legumes e verduras também?!) Pois é, mas engordamos com alimentos de origem animal, onde a ligação a pode ser encontrada na sacarose, na maltose, no amido e no glicogênio.  Quanto o 1,4 e 1,6 se refere a posição dos carbonos na ligação.


Bem, conhecendo os carboidratos, vamos entender melhor como isso funciona no nosso corpo. Primeira etapa é a ingestão de alimentos. A segunda já é o processo de digestão começando pela absorção de nutrientes, onde enzimas auxiliam na quebra e conversão de polissacarídeos e dissacarídeos. Tendo a conversão dos glicídeos, estes são transportados na corrente sanguínea, e posteriormente são absorvidos nas células, onde se iniciará o metabolismo a fim da obtenção de energia. Com isto o açúcar será lisado, ou seja quebrado em várias outras moléculas. Processo chamado de glicólise. Tanto a frutose quanto a galactose serão quebradas da mesma forma, pois são convertidas em glicose. terminado isto iniciará a respiração aeróbia (Ciclo de Krebs) e anaeróbia (fermentação lática e alcoólica). No final de tudo ocorrerá a fosforilação oxidativa a fim de obter o produto, a energia necessária para o organismo.


Dito isto, de forma resumidíssima, esta é a principal funcionalidade dos glicídeos no nosso corpo, produzir atp, fornecer energia. E quando a gente ingere açúcar demais da conta? É aí que o nosso pâncreas atua com a produção de hormônios reguladores de açúcares. Insulina e glucagon, que respectivamente, armazena e libera o açúcar contido no glucagon, presente em nosso fígado. Claro que existem doenças relacionadas a esses fatores, como a Diabetes por exemplo, por defeito nesses hormônios, podendo haver sérias complicações e variações na sua enfermidade.


Além da produção de energia, os carboidratos são responsáveis pelo armazenamento dela também, gerando assim uma taxa de equílibrio em nosso organismo. Por isso tem suas vantagens e desvantagens, a começar pelo fornecimento de energia, estimulando no combate ao enfraquecimento do corpo, porém o lado negativo está no seu excesso de consumo e consequentemente na conversão em lipídeos, que, quando exagerados, podem causar prejuízos ao corpo.