sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Biotecnologia e Nanotecnologia

Prezados leitores, vamos abordar esta vertente fantástica como a biotecnologia.

O que ela estuda?

Esta ciência se aplica a qualquer ramo biológico, utilizando como ferramentas técnicas desenvolvidas a partir de um material (seja uma planta, um tecido animal, uma bactéria ou derivados biológicos) afim de produzir um novo recurso.

Além da Biologia, a Biotecnologia pode ser aplicada nas seguintes áreas:

Ramos da Biotecnologia
Imagem: https://cib.org.br/faq/o-que-e-biotecnologia/

Onde se utiliza a Biotecnologia?

A Biotecnologia pode ser atribuida na Clonagem por exemplo, os processos que foram utilizados com a Ovelha Dolly se aplicam neste sentido. Além disso pode ser atribuída as Células Tronco. Testes de paternidade e biologia forense também utilizam este recurso. A agricultura é outro fator em que se investe muito nessa área, principalmente no contexto de plantas trangênicas. Fora isso a Biotecnologia também pode ser aplicada em processos de fabricação de alimentos. Exemplo: Cervejas, pães, massas, iogurtes etc.

Observe alguns dos processos nas imagens abaixo:

Imagem: https://planetabiologia.com/biotecnologia-resumo-para-enem


Organismos, produtos e alimentos transgênicos
Esquema de plantas trangênicas
Imagem: https://planetabiologia.com


Resultado de imagem para fabricação de iogurte
Fabricação de Iogurte
Saiba mais em: Processo de Fabricação do Iogurte
Fabricação de Cerveja
Saiba mais em: Processo de Fabricação de Cerveja



CODIS (Combined DNA Index System), criado pelo FBI, que é um banco de dados que armazena perfis de DNA. Saiba mais em:
Perícia Criminal

Interessante notar que a genética é muito utilizada neste modelo. Um outro modelo que não podemos deixar de abordar é a Nanotecnologia, que utilizam escalas e mecanismos que vão além da percepção dos olhos humanos, ou seja, o nanômetro é a medição desta atividade. Ela serve para criação não só de materiais biólogicos, mas também de objetos inanimados, tais como aparelhos eletrônicos e máquinas através da combinação de fatores orgânicos e inorgânicos.

No campo biológico, a Nanotecnologia pode ser aplicada também em bactérias, tecido animal e vegetal, assim como a biotecnologia. E interessante observar que as duas caminham lado a lado e uma área pode complementar a outra.

A reconstrução das orelhas foi realizada em pacientes que apresentavam quadro de uma deformidade congênita
Reconstrução de orelhas em 3D
Saiba mais: Orelhas Biônicas

A Nanotecnologia também pode ser aplicada nos ramos da Biotecnologia citados no início do artigo. E estas duas vertentes podem ter seus impactos, seja positivo ou negativo, para a saúde e a economia, com o intuito de trazer novas perspectivas, resolução de problemas sociais, reconstrução de tecidos humanos, novos produtos para o mercado. Diga-se de passagem que são campos revolucionários.

E falando em revolução, estamos entrando na Quarta Revolução Industrial. Em breve os livros de história poderão abordar sobre este contexto. E quem sabe até o problema da plantação na lua não possa ser resolvido?

Algodão foi a primeira planta a germinar na Lua, mas não sobreviveu à noite lunar, longa e muito frio — Foto: Chongqing University/AFP
Plantação na lua germina pela primeira vez e morre em seguida
Saiba mais em: Plantação na Lua

Com as perspectivas não podemos deixar de mencionar que existem empecilhos, como o clima, a temperatura, a radiação, fatos que impedem o desenvolvimento biológico em um determinado lugar. Por isso importante vencer estes desafios e falando em vencer, se trata de aperfeiçoamento, de tecnologias e de recursos que impulsionem em novos avanços. Claro que para isso, é necessário investimento, muito investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário