sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Desmistificando: Matemática na Biologia

Resultado de imagem para matemática


Jovens leitores, vamos quebrar um tabu. Muitas pessoas escolhem biologia por achar que não tem matemática, ou então acham que é só regrinha de três e raciocínio lógico. Negativo, é claro que usam essas duas formas, mas como um todo a matemática é indispensável a biologia. E justamente por entrar naquele mérito que tudo a sua volta é matemática, embora aquilo que pareça incalculável para você existem sistemas que são capazes de calcular.



A começar pelas formas geométricas, muita das vezes operadas em calcular tamanho, área e volume. Seja de um peptídeo, de célula ou de um ser vivo em geral. Para a biologia os cálculos são importantes. Por isso, sistemas de cálculos são importantes para obtenção de resultados. Seja uma regra de três, muito utilizada em contagem de células. Se em x eppendorfs contém x células, quantos eppendorfs preciso para colocar y células?


Outras formas são as simplificações que são nada mais que as potências, os números decimais e a raiz quadrada. Para contas mais precisas e exatas, os sistemas entram em ação. Seria a calculadora esse sistema? Embora uma fonte de facilidade durante a prova, a calculadora sim é um sistema capaz de realizar cálculos profundos, não é atoa que existe a denominada calculadora científica.

Exemplo de Calculadora Científica

Mas se tratando de sistemas existem outros aparelhos que realizam funções mais específicas. O microscópio é o principal deles, onde o profissional tende a regular as lentes, aumentando diminuindo o foco e suas propriedades físicas que permitem a visualização. Além deles tem outros aparelhos de contagem de células, a estufa, especificamente pela regulação da temperatura, a centrífuga onde conta um tempo e temperatura determinados por uma velocidade para processar um material, dentre outros usados em laboratórios.

Resultado de imagem para microscópio
Microscópio Eletrônico
Imagem: kasvi.com


Já os programas computacionais, onde armazenam dados e os calculam. Como exemplos, o citômetro, que obtem análises de populações de células. Com os dados matemáticos, verifica-se o número de apoptose, de células vivas ou de células saudáveis. O tamanho, a área e volume também são detectados. Existem ainda diversos softwares como o Graphpad, Cellquest, Flowjo e FCS Express por exemplo, que também desempenham estas funções.
Outro programa muito utilizado também é o excel, então, um biólogo precisa se dedicar um pouco a informática também.


Histograma Citometria de Fluxo
Imagem: http://www.scielo.br/scielo.php
Resultado de imagem para graph prism
Gráfico prisma colorido em figuras
Imagem: graphpad.com


A matemática tem sua importância também em análises forenses, através de programas que são capazes de detectar o 
DNA de indivíduos envolvido em alguma situação ou até mesmo testes de paternidade e por aí vai.


Não só se tratando de laboratórios, no campo também a matemática é utilizada. O tamanho e a massa dos animais e plantas também são recursos para seus estudos. E não para por aí. Além da anatomia destes seres também são estudados a quantidade de alimentos, distâncias entre um ser e outro, velocidade, demarcação, largura, altura e comprimento de um ser, membro de um corpo, etc.

Crânio de um cão sendo medido
Saiba mais em: http://portal.kcbdf.com.br/?page_id=2674


Ok, para trabalhar com biologia precisa conhecer matemática, agora como posso me livrar disso? Essa pergunta retórica pode até fazer sentido, algumas atividades não requer muita exatidão e precisão, principalmente quem vai elaborar artigos, leis, trabalho braçal ou estudos relacionados a outras atividades da biologia, mas por ser uma ciência determinante mesmo assim a matemática ainda te pega. Ou seja, para escrever suas páginas é necessário contabilizá-la, para realizar algum trabalho prático também será necessário alguns processos de marcações, quantidades, repetições...


Por fim, além de importante, a matemática é uma ferramenta fundamental, seja num maior grau necessitando de cálculos mais elaborados ou programas mais focados ou em menor grau, pois aí requer raciocínio lógico. Onde 1, 2, 3, 4... 4, 7, 11, x=?



Nenhum comentário:

Postar um comentário