quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Cores são definidas Pela Natureza?


Damares, Ministra da Cultura



     Cores são





     Definidas pela             natureza?




Ja pararam para pensar de onde que surgiu essa ideia de cores de vestimentas, moveis, utensílios... ?

Desde a antiguidade a humanidade procura trazer sentido para as suas civilizações através das cores. Regras? Opções?

A visão é algo totalmente reversível no reino animal. Alguns enxergam preto e branco, caso de alguns peixes como tubarão. Outros enxergam nitidamente maior em comparação aos humanos, caso de águias e algumas espécies de lagartos. E ainda tem aqueles que conseguem enxergar a luz ultravioleta, imperceptível aos olhos humanos, como o caso de serpentes e alguns insetos. Embora a visão seja pela visão nítida, infravermelho, ultravioleta, verdeazulada ou preto e branco, há animais que não conseguem enxergar direito ou ausentes de visão. Estes utilizam de outros sensores para dar sentido a sua localidade e o objeto em que se encontram.

A cor serve para dar sentido a algo. O céu é azul porque você o enxerga assim. Uma cobra não concordaria contigo. Então surgem-se as associações, e estas são passadas de geração a geração. Quanto a questão de vestimentas, lembrando que há todo um processo cultural envolvido aí. 

A Ku Klux Klan, por exemplo, será reconhecida pela vestimenta branca e longa (cor e formato). Outro fator que difere é a forma em que algo se encontra. O céu pode está azul durante a manhã, e o mar possuir um azul também. Sim, há diferença de tonalidade e tudo mais. E se o céu tiver preto. Mas não é preto, é ausência de cor.
Ixi, complicou o negócio.

Klu Klux Klan
Fonte: bbcnews.com


A física pode explicar isso melhor, através das propriedades organolépticas, isto é, a distinção das cores. A visão é dotada desta propriedade e através da íris que isto é detectado. As cores variam no reino animal, mas podem variar entre humanos também?

A resposta é sim, pode existir uma pequena variação. Para uns o azul pode ser azul marinho, para outros azulesverdeado, para outros ainda, verde. Mas espera aí, confundir azul com verde já é demais. E se o indivíduo for daltônico? 

O daltonismo, nomeado assim por John Dalton, é uma característica onde indivíduos enxergam cores diferentes. Mas não só na tonalidade, pois é evidente a mudança de cor. Esta característica é hereditária e pode durar a vida toda.

Sendo assim, as propriedades organolépticas podem está no contexto geral da sua variação no reino animal ou apresentar alguma disfunção, como no caso citado acima. Mas de onde surge o padrão cromático?

Resumindo ao contexto humano, a visão é capaz de detectar algo pela cor, formato, luz (mais uma propriedade aí). E as associações surgem com o passar do tempo. Se uma cultura tende a usar branco como o Klu Klux Klan, está será associada da forma em que é vista. Assim como também o caso da Damares, o seu processo empírico a faz enxergar dessa forma. Mas óbvio, não há regras para isso. Somente uma representação por um processo empírico. Sem contar que são vestimentas, móveis, objetos artificiais... o que importa em você é a sua cor natural e se você quiser mudar é um direito que lhe cabe também, diz aí  Michael Jackson?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário