quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Microbiogia e Imunologia: Importância do Biofilme e do Papel Imunológico

Assíduos leitores,

Não deixem de seguir a página no canto superior direito e confira os conteúdos da Amazon também (caso queira pedir algum deixa nos comentários).

Vamos embarcar no ramo da Microbiologia e da imunologia. Em sequência aos nossos posts anteriores chegamos a biologia celulae e molecular, compreendendo esse contexto vamos a micro e imuno.


Microbiologia

É o ramo que estuda a vida microscópica. Quem estuda deve se perguntar porque só falam de bactérias muitas vezes. Lógico que o foco são as bactérias, porém a Microbiologia é bem mais extensa que isto, pois engloba vírus, helmintos, fungos microscópicos e parasitas também, permitindo que outros Reinos da Natureza façam parte deste estudo. Embora cada um tem sua ciência específica, assim como a virologia, a zoologia, a parasitologia e a botânica, a microbiologia desenvolve seu papel no modelo bacteriano e iremos abordar

Bactérias: seres unicelulares e procariontes (reino monera) e podem ser classificadas quanto ao seu número de flagelos ou tamanho.

Estrutura Bacteriana
Fonte: infoescola

Tipos bacterianos
Fonte: mundovestibular

Exemplos de bactérias
Fonte: dreamstime.com

Além destas características, as bactérias são classificadas em gram-positivas e gram-negativas. Para isto, uma técnica muito conhecida é aplicada, a de coloração de gram (divulgarei um link no final).

Outra propriedade interessante das bactérias é o Biofilme, onde estas se rearranjam no organismos e formam colônias, ou seja, no seu organismo contém comunidades de bactérias vivendo agora, mas não se apavore, nem todas são maléficas e algumas são essenciais para o nosso organismo. 

O biofilme não está presente somente nos dentes. Qualquer bactéria pode formar biofilme, inclusive dentro de nosso organismo. Uma das espécies capazes de tal ação é a Escherichia coli, que formam colônias no intestino e auxiliam na digestão. Outras são os lactobacilos (Lactobacillus sp.), que também auxiliam no processo digestório e auxiliam em combate a outras enfermidades do organismo.

Fonte: microbiologia.icb.usp.br

O desenvolvimento do biofilme consiste em 5 estágios: o primeiro consiste na adesão de bactérias de vida livre no organismo. O segundo consiste na troca do estágio reversível para irreversível. O terceiro e o quarto vai da formação de microcolonias ao desenvolvimento do biofilme maduro. O quinto é o desprendimento do biofilme para que ele possa migrar e colonizar outros tecidos.

Outros efeitos das bactérias consiste na capacidade deslocamento, devido aos flagelos; a capacidade de troca de material genético durante a reprodução e a aderência, realizada pelo pili ou fímbrias.



Imunologia

Um ramo integrado a Microbiologia que estuda a estrutura, os mecanismos e o papel do sistema de defesa dos organismos. Seu sistema é composto por imunidade inata, correspondente a defesa natural do organismo e compreendida por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, células dendríticas e células NK (Natural Killer); e imunidade adaptativa, onde armazenam informações e atacam especificamente um patógeno, e é composta por linfócitos T e linfócitos B.

Neutrófilos: são as células em maior quantidade do sistema imune e são as primeiras a agirem no local infectado. Sua ação se destaca contra bactérias. 

Monócitos: células que quando migram para outros tecidos recebem outro nome: macrófagos. Realizam a fagocitose dos agentes invasores e são essenciais contra vírus. 

Eosinófilos: atuam no processo alérgico e são essenciais no combate a parasitas. 

Basófilos: semelhante aos mastócitos (células do tecido conjuntivo) também atuam no processo alérgico produzindo heparina, substância responsável para a manutenção sanguínea. 

Célula NK: citotóxicas e assassinas naturais, auxiliam no combate a tumores e infecções virais.

Célula dendrítica: apresentadora de antígenos e auxiliam as células T e B no combate a microorganismos. Estudos sugerem que ela pode está envolvida no combate ao câncer (mandarei o link do artigo no final).

Células B: apresentadoras de antígenos e responsável por armazenar informações dos agentes invasores.

Células T: responsáveis em atacar um patógeno específico. Se dividem em dois grupos: TCD4, função auxiliar e correspondente ao MHC II; TCD8, função citotóxica e correspondente ao MHC I.

Além das principais células existe uma gama enorme de subdivisões dentro de cada uma e existem outros imunomodulares, como as citocinas, quimiocinas, interleucinas, antígenos, anticorpos (ou imunoglobulinas), fatores de necrose tumoral (TNF), interferons e etc.

Linhagem das Células do Sistema Imune
Fonte: cmapspublic.ihmc.us


Contextualizando

Contudo, podemos perceber que as bactérias também possuem uma rede extensa e algumas são fundamentais para o nosso organismo. E o nosso corpo possui um sistema natural de processos contra organismos invasores. Que possamos destacar e desmistificar a importância das vacinas, que servem como auxílio para estimular nosso processo biológico contra esses microorganismos, e quem sabe, chegaremos em um tempo onde muitos patógenos que hoje são considerados resistentes e imbatíveis possam ser combatidos!


Para aprofundar seus conhecimentos, recomendo esses artigos:

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário