quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

>>>>>Quebrando o script: Biologia no Mercado de Trabalho


Momentos difíceis, onde você tenta conversar e explicar para alguém sobre ciências biológicas. É meu amigo(a), o desconhecimento das preferências é muito grande. Seria a falta de oportunidades na área? Vamos desenovelar isto!

A maioria dos brasileiros se questionam pela falta de um estágio, um emprego ou até mesmo uma pós-graduação. O que acontece na realidade é que são poucas chamadas ou vagas ofertadas. Lugares para desenvolver é o que mais tem, tanto no Brasil quanto fora daqui. Agora passar numa prova ou numa entrevista e se manter lá dentro são outros quinhentos. 
Existe toda uma hierarquia por trás e uma demanda que a cada dia se torna mais exigente e concorrente. É uma disputa para ver quem tem mais prestígio, credibilidade ou avanço. Mesmo no século 21 o ser humano ainda continua ganancioso e pretencioso. Não desanime meu caro, mas a realidade infelizmente é essa. Mas não substime seu amor pelo o que você faz.

Primeiro vamos conhecer um pouco as áreas e comentar um pouco sobre cada uma.

No campo da saúde o biólogo pode atuar como auxiliar de hospitais, clínicas, laboratórios e postos de saúde, realizando relatórios, interpretando e produzindo artigos científicos, seguindo protocolos para realizações de atividades laboratoriais, produzindo novos procedimentos (não é a toa que você ver na televisão ou notícias de novas descobertas científicas), realizando entregas de material, e por aí vai!

No campo ambiental o biólogo desenvolve atividades de campo, desde coletas a catálogo de espécies. Seja como zoólogo, botânico, biólogo marinho e suas especialidades. Fotografia também se aplica nesse ramo, captura de animais silvestres, ecologia e sustentabilidade também são se integram. A agroecologia então, é outra área que se destaca.

Fora esses dois modelos ainda tem a questão da divulgação científica, que envolve toda uma publicidade e comunicação sobre os assuntos e interesses da área. Produção de textos acadêmicos e artigos científicos também fazem parte e contam muito para o currículo também.

Não podemos deixar de mencionar a área da licenciatura, onde se pode atuar como professor e educador, com acréscimos de matérias pedagógicas. Embora a maioria das pessoas acham que biólogo só serve para ser professor (meme do filme Bird Box nelas por favor).

Sem contar o auxílio de departamentos, como a Fapesp, Capes e o Cnpq, que são responsáveis por atribuir a pesquisa científica. Abaixo segue alguns anexos do piso salarial:

Fonte: capes.com.br

Fonte:fapesp.br/3162

Fonte: capes.com.br

Fonte: capes.com.br

Sem contar os subisidios agregados ao CNPQ (Pibic e Pibiti por exemplo) que são responsáveis pela implementação de bolsas. Isso tudo estamos falando do Brasil, quem pensa em ir para o exterior também tem inúmeras opções e pagam bem. Vale ressaltar a crise que estamos no governo e a pesquisa vem sendo afetada com isso, outro problema que está causando desemprego. Por outro lado, no exterior, as oportunidades de biólogo no Canadá se destacam no campo da pesquisa. Nova Zelândia tem ótimas oportunidades para Biotecnologia, outro ramo que também é ótimo para os biólogos. Inglaterra e Estados Unidos também, depois pesquisem o caso do zoólogo Rodrigo Rios, que ao vir para o Brasil conseguiu emprego como garçom e tentou ser modelo. Contudo ir ao exterior tem seus prós e contras e requer um bom planejamento. Passar em uma universidade para lá já é um adianto. Vira e mexe abre prova. O inglês e os conhecimentos em informática são um diferencial.


Especializações e ramificações é o que não falta na Biologia, inclusive há muita inovação, porém, a grande barreira que se encontra é a questão do desemprego. Muitos se formam, porém desistem no meio do caminho, seja por uma entrevista, uma frustração ou algo maior. Quando você gosta do que você faz ninguém tira isso de você. Não é pressão atribuida ao seu cargo, não é a insatisfação da sua chefia, não é o currículo mal interpretado enquanto você tem talento para desenvolver o que você tanto ama, não é a falta de experiência que faz de você um diminutivo num campo extenso de profissionais corriqueiros, ou seja, não é nada que vai definir as suas qualidades e atributos. Acredite: você pode alcançar novos patamares, afinal, você é ou quer ser um biólogo e é isso que importa.

Espero que neste ano de 2019 venham surgir mais oportunidades e menos cobranças desnecessárias. Afinal, se eles querem tanto avanço, comecem a dar chances, parem de olhar para o próprio umbigo e se preocupar somente com a reputação da empresa. Não é somente currículo e entrevista que formam un profissional, e sim a instrução, se vossa senhoria quer que o perfil seja adequado a sua empresa, ensine a dar os primeiros passos.

"O chefe só manda o funcionário executar as tarefas; o líder serve de inspiração, exemplo e referência para seus funcionários."

Você que está procurando emprego, não fique esperançoso, uma hora vão te chamar e você será um profissional com metas, planejamento e como biólogo é pau para toda obra você vai desenvolver vai ter mil e uma opções de projetos e desenvolvimentos. Busque leitura, direcione seu foco e vá firme!

Fonte: educamaisbrasil.com.br


Que 2019 seja um ano de muita resiliência, sabedoria e sucesso para todos e que todas as frustrações de 2018 se tornem lições e pontapés para uma jornada incrível que está por vir!







Nenhum comentário:

Postar um comentário